Pesquisadores do INCT NanoAgro, do Centro de Pesquisa em Dinâmica da Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima), do Labiton (Bioactivity Assessment and Toxicology of Nanomaterials Lab) e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI Biodiversidade) investigaram as propriedades de nanopartículas de zeína carregadas com curcumina e carvacrol, apresentando uma promissora solução para o controle de pragas.
O estudo ‘Curcumin and carvacrol coloaded zein nanoparticles: Comprehensive preparation and assessment of biological activities in pest control’, mostrou que partículas podem ser seguras para células humanas e eficazes contra pragas de soja, ácaros e lagartas, sem prejudicar as plantas.
Além disso, elas aumentaram a repelência das substâncias contra as pragas. Isso sugere que essa técnica de encapsulamento pode ser uma maneira promissora de combater pragas de forma mais eficaz e sustentável na agricultura.
Leia na íntegra em: doi.org/10.1016/j.plana.2024.100067
A Dra. Patrícia Proença, autora da pesquisa, comentou sobre o processo de investigação e os impactos positivos dos resultados: