O objetivo do INCT é qualificar e congregar recursos humanos de alto nível de diferentes áreas para promover avanços na fronteira do conhecimento em nanotecnologia para Agricultura Sustentável. Da perspectiva econômica, a agricultura responde por cerca de 27% do PIB nacional e por 1/3 das exportações brasileiras.
Os nanomateriais podem potencializar o agronegócio, assim como outros setores industriais. O INCT visa ser um pólo na economia do conhecimento, onde a ciência e tecnologia produzidas nas unidades de pesquisa se encontrarão com as demandas de mercado, solucionando assim gargalos do setor produtivo.
Para isso, é necessário desenvolver e caracterizar novos nanomateriais e dispositivos para aplicações agrícolas e compreender de maneira proativa seus potenciais impactos sobre as saúdes humana, animal e ambiental, visando à adoção de protocolos de segurança e inovação sustentáveis.
Portanto, é relevante e estratégica a criação deste INCT para estimular e favorecer uma maior integração na intersecção entre nanotecnologia e agricultura.
Sendo assim, o INCT promoverá avanços na fronteira do conhecimento em Nanotecnologia para Agricultura Responsável e Sustentável. Serão tópicos de interesse os avanços em temas fundamentais da nanotecnologia e suas aplicações até complexas
relações envolvendo bioeconomia, saúde, ecossistemas, segurança, sociedade, regulamentação, ACV e gestão do conhecimento.
As tecnologias desenvolvidas irão explorar prioritariamente componentes da biodiversidade brasileira e as interações ecológicas para desenvolver sistemas integrados para o controle de pragas e doenças, nutrição e estímulo de crescimento vegetal, de forma a aumentar a produtividade agrícola sem desconsiderar a segurança ambiental e da saúde humana, criando um protagonismo do País no cenário mundial.
Sede: Campus UNESP - Sorocaba - SP
Avenida Três de Março, 511 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - CEP 18087-180