INCT Nano Agro abre seleção para bolsa de Pós-Doutorado em Ecotoxicologia de Nanomateriais

 

Entre os objetivos das pesquisas desenvolvidas pelo INCT Nano Agro está a avaliação e a eficácia de novos produtos e processos com potencial de aplicação na agricultura. Para isso, nossos pesquisadores realizam trabalho de nível internacional, envolvendo o emprego de nanoprodutos no campo.

Para verificar a segurança ambiental desses nanoprodutos, o novo projeto do Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) busca bolsistas de pós-doutorado.

No projeto, serão realizados testes em organismos aquáticos como algas, dáfnias e peixes, submetidos a temperaturas médias de experimentação e acrescidas de 3°C. Os nanomateriais também serão testados na presença ou não de matéria orgânica e de outros poluentes. Tais cenários serão avaliados para simular uma avaliação ambientalmente mais realista diante da crise climática atual.

Com esses resultados, o Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia pretende auxiliar na compreensão dos possíveis efeitos dos nanomateriais em organismos aquáticos e sua relação com o aquecimento global.

Realização das atividades:

As atividades serão realizadas no Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), com a orientação de pesquisadores com ampla experiência na área de ecotoxicologia de nanopesticidas e nanopartículas.

O candidato selecionado irá auxiliar na manutenção das criações e será responsável pela organização e realização dos ensaios biológicos e respectivas análises estatísticas, preparo de textos e artigos científicos.

Requisitos:

O candidato deverá ter formação em Ciências Biológicas e/ou Farmacêuticas, Medicina Veterinária ou área afim, e ter experiência em laboratório.

Como se candidatar?

O candidato deve enviar para o e-mail vera-lucia.castro@embrapa.br os seguintes documentos: currículo resumido, histórico escolar completo do doutorado e carta de apresentação.

A seleção será feita pela análise dos documentos e entrevista.

Após a seleção, o candidato deverá confeccionar uma proposta de pesquisa de quatro páginas para dar seguimento aos trâmites para a obtenção de bolsa Capes pelo INCT.

Prazo para envio das candidaturas:

04 de abril de 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email