,

Pesquisador do INCT NanoAgro participa de expedição de pesquisa na Itália, França e Suécia

O Prof. Dr. Halley Caixeta, pesquisador do INCT NanoAgro e Coordenador do NAPI Biodiversidade – RESTORE, integrou uma missão brasileira que fez uma expedição em campo, também contemplando visitas a centros de pesquisa, na França, na Suécia e na Itália. Nas ocasiões, foram apresentados projetos em parceria com pesquisadores alemães e franceses.
 
Na França, o grupo visitou uma área natural na Montanha Sainte Victoire, próximo à Aix-en-Provence. Os cientistas também fizeram uma visita ao Instituto de Biociências e Biotecnologias de Aix-Marseille (BIAM), que é uma Unidade Conjunta de Investigação que reúne o Centro de Estudos em Energia Nuclear e Energias Alternativas (CEA), o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a Universidade de Aix-Marseille (AMU).
 
“Tenho testado várias nanopartículas para aumentar a tolerância de mudas de árvores, pensando no reflorestamento e em situações de seca”, aponta Halley.
 
Na Itália, parceiros que trabalham com resíduos de mineração para produzir nanomateriais foram visitados também. Com eles, têm sido feitos testes com tratamento de sementes de trigo.
 
Já na Suécia, o grupo do Prof. Halley, em conjunto com parceiros da Alemanha, participaram do Congresso Mundial da IUFRO 2024, realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal.  Na sua apresentação, foi abordado o uso de nanopartículas de quitosana com doadoras de NO para aumentar a tolerância de mudas de Embaúba do Brejo à seca.
 
#INCTNanoAgro #Nanotecnologia #Biotecnologia #Agro #Agricultura #Sustentabilidade #Expedição
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email