,

Artigo – Nanopesticidas Sustentáveis a Partir da Biomassa Lignocelulósica

Pesquisadores vinculados ao INCT NanoAgro publicaram, no periódico ACS Sustainable Chemistry & Engineering, o artigo “Lignocellulosic Biomass in Nanopesticides: A Path toward Sustainable Agriculture”. No estudo, são analisados vários métodos para extração de lignina e sua modificação química para otimizar as propriedades desejáveis em nanopesticidas.

A pesquisa apresenta como a lignocelulose, particularmente a lignina, pode ser modificada e formulada em nanocarreadores para pesticidas. Essas plataformas à base de lignina oferecem liberação controlada, melhoram a eficácia do pesticida e minimizam o impacto ambiental em comparação com os pesticidas tradicionais.

O artigo fornece exemplos específicos de nanopesticidas à base de lignina, assim como seus benefícios, como melhor adesão foliar, absorção pelas plantas e liberação direcionada.

“O Brasil tem vastos recursos de biomassa, e usá-la para criar nanopesticidas sustentáveis pode reduzir a dependência de pesticidas tradicionais, menos sustentáveis. Esses nanopesticidas também podem diminuir a contaminação ambiental, sendo mais eficientes e requerendo menos reaplicações”, aponta Jéssica Rodrigues, Pós-doc em Ciências Biológicas na Unesp Sorocaba e uma das autoras do estudo.

A pesquisa também lembra dos desafios relacionados à regulamentação e à produção em larga escala dessas formulações inovadoras.

“Esse estudo representa um avanço na nanotecnologia agrícola, abrindo caminho para novas técnicas de controle de pragas. Além disso, pode beneficiar diretamente os agricultores, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e economicamente viáveis, impulsionando o desenvolvimento rural”, reforça Jéssica.

📍Leia o artigo completo em: https://pubs.acs.org/doi/epdf/10.1021/acssuschemeng.4c01213

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email